Visualizações de páginas da semana passada

6

domingo, 14 de agosto de 2011

MULHERES BORORO DISCUTEM PROJETO DE INCLUSÃO COM A UFMT


O Programa de Extensão SIRIEMA - Sociedades Indígenas e Regionais - Identidade e Meio Ambiente tem como uma de suas linhas de ação a assessoria e consultoria técnico-científica e antropológica às sociedades indígenas e entidades sociais que trabalham com a questão do meio ambiente.
A preocupação com a inclusão social dos índios e, especialmente das mulheres indígenas, levaram o antropólogo Paulo Isaac Jure Edúgo Kudoro Kavoro, os estudantes de Economia Diéslin e Vagner Alcântara e o biólogo Paulo Silas a formularem um Projeto de Extensão voltado para quatro atividades econômicas: produção de hortaliças, criação de aves, banco de sementes de árvores do cerrado e produção de artesanato indígena.
A primeira discussão foi feita no último sábado, dia 13 de agosto, no período da manhã, na Aldeia Indígena Tadarimana.
Apesar de ser um projeto voltado para as mulheres, alguns homem participaram como ouvintes; entre eles o Presidente da Associação Indígena Pagi de Tadarimana, Cícero Tarzan.
Os membros do Programa de Extensão SIRIEMA pretendem beneficiar as aldeias Tadarimana, Nova de Jarudóri e Praião.
Paulo Isaac Jure Edugo está otimista com a possibilidade de realizar esta atividade econômica que tem características de inclusão social, sustentabilidade e provisão alimentar.
As duas mulheres mais influentes da Comunidade, Beatriz Kiga e Nadir Ika lideram a reunião.

O Encontro teve um fato inédito entre os Bororo: a participação de várias jovens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário